Você conhece as novas pílulas anteconcepcionais?

  Temos novas opções em anticoncepcionais orais: Pílula de progesterona com Drospirenona 4 mg: A grande vantagem é que pode ser usada por mulheres com problemas de saúde (Hipertensão, trombose prévia entre outras), e pacientes que tiveram efeitos colaterais com métodos contendo estrogenio. Apresenta efeito diurético e antiandrogenico. Pílulas com estrogenio natural. Existem duas formulações…

Como evitar a gravidez na adolescência

  As recomendações é que se use os LARCS: métodos anticoncepcionais de longa ação. Porque? Nesta faixa etária a adesão aos outros métodos é baixa. São eles: – DIU hormonal Kyleena: de menor tamanho e menor quantidade de hormônios tem vantagens de mais fácil inserção nesta população. Duração de 5 anos – Implante hormonal –…

Você conhece o implante contraceptivo?

O implante contraceptivo, comercialmente chamado Implanon NTX, é um método anticoncepcional bastante moderno. Vantagens: duração de 3 anos. Não precisa lembrar de tomar medicamentos todos os dias. Não contém o hormônio estrogênio, e sendo assim, não apresenta risco de trombose. Fácil inserção: com anestesia local, é feita no consultório no antebraço. Pode ser usados em…

Quais as melhores opções de métodos anticoncepcionais para mulheres hipertensas

Cada vez mais temos pacientes na faixa etária reprodutiva com diagnóstico de hipertensão. Nestes casos devemos usar métodos anticoncepcionais eficazes, que não alterem a pressão arterial. As opções são: DIUs hormonais: tem ação só no útero, diminuem cólicas e sangramento, não alteram a pressão arterial. Duração: 5 anos Pílulas de progesterona: Temos duas formulações. Drospirenona…

Herpes genital

  O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível que afeta quase 2 milhões de pessoas no Brasil. Os sintomas são dor, coceira e pequenas feridas como a da foto. Muitas pessoas tem o vírus mas não tem sintomas. É possível usar medicamentos para o controle dos surtos. A terapia diminui o tempo de sintomas,…

Sabia que candidíase de repetição tem tratamento?

Cerca de 80%das mulheres terão pelo menos um episódio de candidíase na vida, sendo que em 20% o problema se tornará recorrente. Tem tratamento. Este abrange uso de antifúngicos de maneira preventiva por até 6 meses, ou ainda ácido bórico vaginal também pelo mesmo período. Algumas mulheres se beneficiam da associação com probióticos por via…